A seleção brasileira foi derrotada pela Argentina e sofreu sua primeira perda no Campeonato Sul-Americano de Vôlei.

A equipe nacional brasileira teve um desempenho aquém do esperado e foi superada por 3 sets a 0 (25/19, 29/27 e 25/22) pela seleção argentina, em partida realizada no Geraldão, em Recife. Esta foi a segunda vez que os argentinos conquistaram o título, já que haviam vencido anteriormente em 1964, quando o Brasil não participou do torneio.

Na noite desta quarta-feira, no ginásio Geraldão em Recife, a seleção masculina brasileira enfrentou uma noite para ser esquecida. Em busca do seu 34º título no Campeonato Sul-Americano, o time brasileiro acabou sendo dominado pela Argentina na final da competição, experimentando um inédito vice-campeonato. A derrota por 3 sets a 0 (com parciais de 25/19, 29/27 e 25/22) concedeu à equipe albiceleste o seu segundo título continental – sendo o primeiro conquistado em 1964, quando o Brasil não participou do torneio. Além disso, a seleção brasileira viu um longo histórico de vitórias ser quebrado, uma vez que esta foi a primeira vez que ela competiu e não conseguiu levar para casa a taça.

 

Liderança da Argentina

O jogo teve início com a Argentina assumindo a liderança, estabelecendo uma vantagem de 5 a 3. Pouco depois, a equipe visitante ampliou sua vantagem para 7 a 4 com um ataque bem-sucedido de Conte. Enquanto o Brasil estava enfrentando dificuldades, Lucarelli encontrou seu caminho bloqueado por um triplo bloqueio argentino, o que resultou no 11º ponto para os argentinos, levando o placar a 11 a 8. Com desempenho irregular nos saques e nas recepções, a seleção brasileira se viu em uma posição delicada quando a equipe adversária abriu uma vantagem de 18 a 13, com um ponto marcado por Bruno Lima. A partir desse momento, a Argentina administrou a vantagem até fechar o set com uma pontuação de 25 a 19.

O segundo set começou de maneira balanceada, com o placar atingindo a marca de 3 a 3. O Brasil encontrou um momento de alívio quando Flavio conseguiu um belo ace, levando o placar a 7 a 5 a favor dos brasileiros. No entanto, a Argentina logo reagiu, igualando o marcador em 8 a 8 graças a um ponto de Bruno Lima. A virada veio no lance subsequente após um toque na rede cometido pelo time brasileiro. O equilíbrio da partida se manteve durante os minutos seguintes. Em um ataque potente de Allan, o placar foi nivelado em 15 a 15.

 

Argentino realiza levantamento com o pé

Logo em seguida, Leal mostrou sua força e marcou um ponto, levando o placar a 20 a 19 a favor do Brasil. No entanto, a Argentina não se deu por vencida e conseguiu reduzir a vantagem para 23 a 22 com Bruno Lima. Sob pressão, o time brasileiro viu De Cecco executar um levantamento com o pé para Zerba, resultando no ponto que colocou o placar em 26 a 25 a favor dos argentinos. Esse lance deu confiança à equipe albiceleste, que encerrou o set em 29 a 27 com um ponto de Loser.

 

 Brasil não consegue recuperar

A dinâmica da partida continuou inalterada no terceiro set. Demonstrando controle emocional na quadra, os argentinos mantiveram uma pequena vantagem nos primeiros momentos. Através de um erro de toque na rede cometido por Honorato, a seleção argentina estabeleceu uma liderança de três pontos – 10 a 7. Pouco tempo depois, Allan reduziu a desvantagem para 13 a 12, animando novamente os torcedores brasileiros. A virada ocorreu quando Flavio marcou o ponto que colocou o placar em 16 a 15 a favor do Brasil.

A Argentina persistiu e recobrou a estabilidade do jogo. Com uma bola de Cachopa que ficou presa na rede, os argentinos alcançaram 20 a 19, ficando a apenas cinco pontos da conquista do título. Poucos minutos depois, Sanchez conseguiu aterrissar a bola no chão, assinalando 23 a 22 no placar. Incapaz de reunir forças para uma reação, o time brasileiro testemunhou a Argentina encerrar o set em 25 a 22, através de um impressionante ace de De Cecco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *