A pausa para a Data Fifa será o momento para o Palmeiras recarregar as energias e poder testar um time capaz de manter o nível técnico durante a disputa da Copa América.
O Verdão perderá até quatro jogadores para as seleções sul-americanas – Gustavo Gómez (Paraguai), Richard Ríos (Colômbia), Endrick (Brasil) e Piquerez (Uruguai – ainda sem convocação definida). E o planejamento para não sentir essas ausências já começou.
Depois de vencer o Criciúma, pelo Campeonato Brasileiro, no último domingo, o elenco do Palmeiras ganhou três dias de folga. A equipe retornará aos treinos apenas na quinta-feira, quando fará atividades em dois períodos (manhã e tarde).
No sábado, o Verdão terá um jogo-treino, às 10h, na Academia de Futebol para dar ritmo aos jogadores que devem ganhar as vagas dos convocados. A atividade não será transmitida e nem aberta à imprensa.
Os testes de Abel Ferreira serão na defesa, lateral esquerda, meio de campo e ataque. Para a zaga, o substituto natural de Gómez é Luan. O treinador, porém, deve promover o garoto Victor Reis para ter mais opções na posição.
Na lateral há uma disputa entre Vanderlan e Caio Paulista. Na vitória contra o Criciúma, Caio Paulista foi o escolhido para entrar na vaga do uruguaio no segundo tempo. Ele não fez uma grande partida, mas pode começar a ganhar mais minutos. Vanderlan, por sua vez, também terá chances.
Para a função de segundo volante, Abel tem como substituto natural Zé Rafael, que era um titular, mas perdeu a posição após a lombalgia. Gabriel Menino e até Jhon Jhon, que foi testado na posição em alguns jogos-treino da temporada, também brigam pela vaga.
Por fim, o ataque é o setor mais disputado. Com a saída antecipada de Endrick, suspenso no jogo passado, o técnico optou por ir a campo com Rony de centroavante, Rômulo atuando mais pela esquerda e Estêvão aberto pela direita.
Há, porém, opções que podem ser testadas. Flaco López é o principal concorrente de Rony pela função de centroavante e só não atuou no último domingo por estar suspenso. Nas pontas, o retorno de Dudu acirra ainda mais a disputa pela posição.
Além do veterano jogador, recuperado de lesão, e de Estêvão, o Palmeiras ainda tem Lázaro, que fez o gol da vitória sobre o Criciúma, Luis Guilherme e pode até utilizar o recém-contratado Felipe Anderson nas pontas.
O Verdão volta a campo no próximo dia 13, às 21h30, no Allianz Parque, para encarar o Vasco, pela oitava rodada do Brasileirão.