Inédito ou domínio: Araraquara e Sampaio decidem hoje título da LBF

A LBF (Liga de Basquete Feminino) irá coroar seu mais novo campeão hoje, após de 6 meses intensos de disputas. Sesi Araraquara, principiante em finais, e Sampaio Basquete, o multicampeão, entram em quadra e medem forças na decisiva e última partida da série final, que está empatada por 2 a 2.

O jogo será realizado em Araraquara, às 21h, no ginásio Gigantão. O time da casa pôde decidir a LBF em casa por ter feito a melhor partida na fase de classificação. A equipe maranhense foi a segunda melhor.

Esta é a primeira final de LBF para o Sesi Araraquara, que busca o título inédito. Em contrapartida Sampaio é o atual campeão e vai atrás da 4ª vitória no campeonato nacional. Vencendo, o time do Maranhão vai se tornará o maior campeão junto ao Americana-SP, é treta campeão, sendo a última em 2016-2017, com o nome de Corinthians/Americana.

Iniciando a série final, o Sesi Araraquara, começou atrás no placar, mas ainda no 1º período e disparou na frente no decorrer da partida. O Sampaio buscou uma reação nos últimos minutos, mas o Sesi segurou e saiu na frente, com o destaque de ala Vitória Marcelino.

Já a segunda partida, também em Araraquara, foi completamente do time maranhense, que liderou do começo ao fim. Com o destaque na jogadora argentina Meli Gretter que foi e a grande responsável por igualar a série em 1 a 1.

Em São Luís, no Maranhão, A equipe do Sesi araraquara voltou a ganhar vantagem na série. No terceiro jogo, elas só ficaram em desvantagem no início da partida, porém depois disparou no placar, com outra grande atuação da ala Vitória Marcelino, eleita Jogadora Mais Valiosa (MVP) pela segunda vez na final da LBF.

Na partida que garantia a continuidade no campeonato, o Sampaio fez um espetáculo. Diante do seu torcedor, Tainá Paixão acertou cinco jogadas de três pontos, foi eleita a melhor da partida e o Sampaio colocou quase 30 pontos de vantagem para igualar a série em 2 a 2.

 

De olho nelas

Oito atletas que foram campeãs com a seleção brasileira na Copa América estarão em quadra na disputa da final da LBF. Aline Moura, Sossô e Débora Costa jogarão pelo Sesi Araraquara, enquanto Érika, Emanuely, Tainá Paixão, Alana e Rapha Monteiro pelo Sampaio Basquete. Sampaio ainda tem a armadora Meli Gretter, titular da seleção argentina. 

E Araraquara, a ala Vitória Marcelino, que foi eleita duas vezes a MVP das finais da LBF e vem com tudo para completar a trinca. Do lado do Sampaio, Patty Teixeira, que também já defendeu a seleção brasileira, e também pode surpreender.

 

Números

Na atual temporada, Araraquara e Sampaio se enfrentaram seis vezes, com o time paulista em vantagem com quatro vitórias e duas derrotas. Na história da LBF, Araraquara também leva a vantagem, somando oito triunfos em 12 jogos.

Por outro lado, Sampaio tem mais experiência quando o assunto é as finais, somando 13 vitórias em 18 jogos. Não é por acasoi que já possui 3 títulos. Contudo, em 11 séries finais, apenas três vezes o time que saiu atrás conseguiu a virada e foi campeão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *